A ultrassonografia é um exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. É um método muito utilizado, por exemplo, para o acompanhamento pré-natal e para avaliação de estruturas de partes moles. Além disso, a ultrassonografia também pode ser utilizada para guiar procedimentos intervencionistas, como biópsias e cirurgias.
A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem muito utilizado na área da obstetrícia. O ultrassom 3D (em três dimensões) é uma tecnologia que foi criada nos anos 90, modernizando a área da ultrassonografia. Este permite a visualização estática do bebê, ao registrar imagens sequenciais de determinada região e momento.
Nos anos 2000, originou-se o ultrassom 4D, o qual além de trazer imagens tridimensionais do feto, também permitiu que estas estivessem em movimento, ou seja, era possível gravar pequenos vídeos da movimentação do bebê dentro da barriga da mãe.
O Tecnológico Ultrassom 5D
O moderno ultrassom 5D teve seu surgimento nos últimos 10 anos como uma alternativa viável de possibilitar e tornar ainda mais realista e precisa a ultrassonografia, por meio da utilização de recursos como filtragem de ruídos, filtros de imagens e a aplicação de diferentes cores com efeitos de luzes e sombras. Este tem a qualificação suficiente para efetuar uma reconstrução mais límpida e realista do feto, portanto, tem uma eficácia bem maior que os outros tipos de ultrassons no quesito da diagnose e percepções de possíveis malformações fetais, também com níveis de nitidez muito mais altos.
Tal evolução no padrão do diagnóstico pré-natal oportuniza examinar com maior aptidão a segurança e o bem-estar do bebê, observando o seu desenvolvimento e função placentária, além de revisar a morfologia fetal.