A mamografia digital é um dos exames obrigatórios para mulheres de 40 anos ou mais. É considerada um dos mais eficientes no diagnóstico do câncer de mama.
Esse exame é feito da mesma forma que a mamografia convencional, no entanto é mais preciso e não necessita que a compressão seja feita por muito tempo, diminuindo a dor e o desconforto sentido pela mulher durante o exame.
A mamografia digital é um exame simples e que não necessita de preparo específico, sendo apenas recomendado que a mulher evite o uso de cremes e desodorantes antes do exame para evitar interferências no resultado.
Vantagens da Mamografia Digital
Tanto a mamografia convencional quanto a mamografia digital têm como objetivo obter imagens do interior da mama para identificar alterações, sendo preciso para isso realizar compressão da mama, o que pode ser bastante desconfortável. Apesar disso, a mamografia digital possui algumas vantagens em relação à convencional, sendo as principais:
- Menor tempo de compressão para obter a imagem, causando menos dor e desconforto;
- Ideal para mulheres com mamas muito densas ou grandes;
- Menor tempo de exposição à radiação;
- Permite a identificação de nódulos muito pequenos, o que favorece o diagnóstico mais precoce do câncer de mama.
Além disso, devido ao fato das imagens ficarem arquivadas no computador, o acompanhamento da paciente é mais fácil e o arquivo pode ser compartilhado com outros médico que também acompanham a saúde da mulher.
Qual a Importância de trazer exames anteriores da mama?
A disponibilização dos exames anteriores ao médico radiologista é muito importante, pois permite a comparação com os resultados atuais e a elaboração de um laudo mais completo com a evolução de alguma doença ou alteração no seu organismo.