A angiotomografia é a união de dois importantes exames: a angiografia e a tomografia. Essa união resultou em uma tecnologia de ponta que permite a visualização e o estudo de vasos sanguíneos de forma não invasiva.
Muito usado em diferentes áreas médicas, o exame tem destaque na investigação de doenças relacionadas ao coração e outros componentes do sistema circulatório.
É um exame de diagnóstico por imagem que utiliza alta tecnologia para obter a excelente visualização das veias e artérias do corpo com o objetivo de detectar gordura ou cálcio no interior das estruturas.
As imagens da angiotomografia são indicadas para diagnosticar uma série de problemas em todo o sistema circulatório, como obstruções de veias e artérias ou aneurismas, e conseguem identificar as menores calcificações coronarianas – acúmulo de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos que podem provocar seu entupimento ou até mesmo ruptura.
A angiotomografia é uma das modalidades da tomografia computadorizada, assim o exame é feito com um tomógrafo moderno que usa radiação ionizante para captar imagens transversais de diversas áreas, como se o corpo fosse dividido em fatias para expor toda a região em 360 graus.
Quando o exame é indicado?
A angiotomografia é um exame não invasivo e pode ser indicada tanto para examinar um problema quanto para preveni-lo.
O médico pode pedir a realização do exame quando há suspeita de:
- Aneurismas: dilatação anormal dos vasos sanguíneos;
- Estenoses: estreitamento anormal dos vasos sanguíneos que diminuem a circulação de sangue no corpo;
- Oclusões: diminuição do fluxo sanguíneo causada pelo bloqueio de um vaso que impede o retorno do sangue para a circulação corporal;
O exame também é indicado para quem apresenta riscos de doenças arteriais coronarianas, ou seja, problemas nos principais vasos sanguíneos do coração, a partir da investigação de fatores como dores no peito, hipertensão, colesterol LDL alto, tabagismo, histórico familiar de doença cardíaca, entre outros.
Pode-se utilizar as imagens também para o acompanhamento e prevenção de complicações vasculares após cirurgias.