A ortopedia ou traumato-ortopedia é a especialidade médica encarregada de tratar lesões, traumas e algumas deformidades que refletem no aparelho locomotor de um indivíduo, como tendões, ossos, ligamentos e articulações. Esta área também está relacionada à traumatologia, que trata contusões causadas por pancadas, como as fraturas ósseas.
A ortopedia e a traumatologia também têm grande importância na área esportiva, pois podem promover o tratamento de problemas adquiridos em decorrência da prática de exercícios físicos.
Por meio do auxílio de um profissional, é possível corrigir e evitar deformações no corpo com a prática de exercícios que podem ser feitos em aparelhos ortopédicos em clínicas de ortopedia. Estas aparelhagens são conhecidas como órteses.
O que são Doenças Osteometabólicas?
As “doenças osteometabólicas” são um conjunto de transtornos do metabolismo dos ossos que provoca perda da massa óssea, causando fragilidade nos ossos e aumentando a incidência de fraturas. Isso porque ocorre um desequilíbrio entre a formação dos ossos e o seu remodelamento. É estimado que elas atinjam mulheres quatro vezes mais que os homens, já que- na menopausa- os níveis de estrogênio diminuem drasticamente, deixando o sistema esquelético vulnerável.
As doenças osteometabólicas podem ser assintomáticas em sua fase inicial, muitas vezes, sendo percebida apenas após a primeira fratura. Por isso, a realização de exames preventivos é fundamental para evitar consequências mais graves.
Para cuidar da saúde óssea, é fundamental adotar hábitos saudáveis ainda quando jovem. A alimentação balanceada e a prática de atividades físicas são bons exemplos. Nutrientes como cálcio e vitamina D participam da formação e manutenção dos ossos, enquanto os exercícios são responsáveis por fortalecê-los.
Profissional:
Dra. Lauren Izabel Medeiros Couto – CRM-MT: 5387 | RQE: 3124