O exame de tomografia computadorizada é um exame de imagens que é realizado por meio de raios X. Esses raios tem como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano.
De uma forma geral, ela se responsabiliza pelo fornecimento de imagens em definição muito melhor do que a do simples raio X, conseguindo então detectar quaisquer alterações que venham a prejudicar ossos, órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo, por mais pequenas que elas sejam.
Qual é o procedimento adotado para se obter uma Tomografia Computadorizada?
A preparação para o exame é muito simples e consta apenas de cuidados antialérgicos nos pacientes que forem tomar contraste ou no jejum de seis horas para todos. Geralmente não é necessário suspender a medicação que o paciente venha usando, mas pacientes diabéticos que estejam tomando o medicamento Glucoformin e que forem usar contraste devem suspendê-lo três dias antes e três dias após o exame.
O exame de tomografia computadorizada é totalmente indolor e sem contraindicações e dura apenas cerca de 15 minutos.
Quando se deve usar a Tomografia Computadorizada?
A Tomografia Computadorizada é usada para detectar tumores, fraturas, obstruções circulatórias, alterações nas estruturas orgânicas e outras anomalias teciduais, sendo mais precisa para tecidos moles que as simples radiografias.
- Totalmente indolor
- Alta Precisão
- Grandes níveis de detalhe