O Ultrassom com Doppler é um exame realizado através de ondas sonoras emitidas em uma frequência regular que, ao encontrar bases sólidas, se transformam em imagens que indicam o que está acontecendo durante o crescimento do bebê. Possui uma coloração virtual, onde representa o fluxo de sangue entre o bebê e a placenta, e também examina o corpo do feto, além da oxigenação e batimentos cardíacos.
O que é Verificado no Exame?
Com uma espécie de coloração virtual no ultrassom doppler, o médico consegue medir o fluxo de sangue, oxigênio e também de batidas cardíacas do bebê. Com esse ultrassom doppler fetal dá para verificar possíveis problemas de circulação sanguínea, oxigenação e também alguns outros como por exemplo:
- Restrição de crescimento por baixo fluxo sanguíneo
- Quantia ideal de liquido amniótico
- Atividade e condição cardíaca do bebê
- Boa formação dos órgãos internos da criança
- Possíveis problemas com a placenta e suas artérias (verifica risco de pré eclampsia, diabetes gestacional pelo crescimento exagerado do feto e algumas infecções).
Foco do Ultrassom Doppler
O ponto principal do ultrassom doppler é o crescimento do feto. A maioria dos bebês PIG (pequeno para idade gestacional) tem um diagnóstico desfavorável, pois, a placenta não estaria nutrindo o bebê de acordo com o tempo de gestação.
A maioria das vezes esse bebê pequeno pode ter uma ajuda quando detectado precocemente a ausência ou restrição do ganho de peso, pelo ultrassom doppler.