Cirurgia Vascular

A cirurgia vascular é um dos ramos da medicina em que são tratados os vasos sanguíneos — sistema linfático, artérias e veias. Essa especialidade cuida de tudo que envolve o sistema circulatório, englobando doenças como aneurismas de aorta e aterosclerose. As únicas exceções são o cérebro e o coração, tratados por neurologistas e cardiologistas, respectivamente.

 

Quais os principais tipos de cirurgia vascular?

Pensando nas doenças que abrangem o sistema linfático, as artérias e as veias, aqui estão as mais tratadas pela cirurgia vascular.

Varizes

Este é o procedimento mais realizado na área de cirurgia vascular. Causadas por defeitos estruturais das paredes das veias, as varizes são aumentos ou dilatações anormais das veias das pernas. São incômodas e podem causar inchaço local, dores e queimações. Elas são essencialmente hereditárias, mas fatores como o sedentarismo, a gravidez e a obesidade podem agravar o problema.

Aterosclerose

A aterosclerose é o acúmulo de gordura e outras substâncias nas paredes das artérias, prejudicando a passagem do sangue. Este tipo de obstrução acarreta no estreitamento do vaso sanguíneo, afetando a irrigação sanguínea dos órgãos, e pode provocar doenças mais graves como o infarto e o AVC. Alguns dos principais fatores de risco são:

  • má alimentação;
  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • tabagismo.

Aneurisma

Os aneurismas são dilatações arteriais que podem ser provocadas por diversas razões como traumas, doenças vasculares ou enfraquecimento da parede do vaso sanguíneo. Eles podem ser cerebrais, da aorta torácica ou da aorta abdominal. Alguns fatores de risco como diabetes, má alimentação, histórico familiar, hipertensão e colesterol elevado podem agravar o problema. É uma das doenças de maior urgência dentro da cirurgia vascular, pois, quando há a ruptura de um aneurisma, existe alto grau de letalidade.

Trombose venosa

A coagulação sanguínea é uma função natural do corpo humano e necessária quanto a qualquer trauma ou corte que possa causar sangramento. Mas, quando este processo de coagulação ocorre dentro de uma veia, ela pode causar uma obstrução do vaso. Além disso, parte do coágulo pode se desprender e chegar até o pulmão, causando uma embolia pulmonar, grave transtorno que pode causar a morte.

Profissional:

Dr. Luiz Miguel Mateus Sandin – CRM-MT: 11884 | RQE: 5778 | RQE: 5770.

Fale conosco, envie sua mensagem que em breve retornaremos.